Como Tirar Cópia Da Carteira De Trabalho

Como Tirar Cópia Da Carteira De Trabalho

Neste texto falaremos sobre como tirar cópia da carteira de trabalho. Um trâmite que certamente terá que fazer em algum ponto da vida, por esse motivo abordaremos algumas das dúvidas mais frequentes de quem deseja e precisa de cópias do seu documento.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego.

Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Não há como conquistar o primeiro emprego sem antes tirar a carteira de trabalho, do contrário você não terá esses benefícios.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

A Carteira de Trabalho digital substitui o documento de papel em 24 de setembro. O aplicativo existe desde 2017, mas só passou a substituir o documento físico depois da regulamentação feita há menos de um mês.

Pelo aplicativo é possível obter uma versão pdf da sua carteira de trabalho e assim imprimir do seu celular o documento. Basta baixar o app Carteira de Trabalho Digital e terá uma opção que inclusive substitui a versão física.

Como tirar cópia da carteira de trabalho

A forma adequada de tirar cópia da carteira de trabalho é incluir em uma página a foto com a impressão digital junto com a página subsequente. Como se mostra a continuação:

Como tirar cópia da carteira de trabalho

Como tirar cópia da carteira de trabalho

Outra parte que certamente deve ser incluída dentro das cópias é aquela que inclui as qualificações civis. Já que é a página que conta com as informações pessoais. Da forma que se mostra abaixo:

Como tirar cópia da carteira de trabalho

Como tirar cópia da carteira de trabalho

E por último, deverá tirar cópias de todas as páginas que nas quais constam registros de contratos de trabalho. Ou seja, as páginas que tenham carimbos e registro, mesmo que sejam várias, não pode pular nenhuma.

Neste apartado falaremos se a cópia da Carteira de Trabalho precisa ser colorida. Geralmente, para a maioria das questões que precisam de cópias do documento não tem problemas apresentar as folhas em preto e branco.

No entanto, dependendo do processo que você irá fazer com as cópias, é sempre bom verificar com quem receberá os documentos, sobre a preferência.

Instruções gerais para tirar cópia da carteira de trabalho:

– usar folha A4 com gramatura 75g/m;

– usar face única, ou seja, fazer a cópia em SOMENTE UM lado da folha;

– cada cópia DEVE apresentar somente um documento por folha. Por exemplo: mesmo que caiba

– quando o documento for pequeno o suficiente deve-se fazer a cópia com frente e verso na mesma face

da folha;

– quando o documento contar com frente e verso, mas não couber na mesma face da folha, o mesmo

deve ser entregue em duas folhas separadas;

– as cópias DEVEM ser legíveis e apresentar boa definição;

– preferencialmente concentrar as imagens no topo da folha.

 

Deixe uma resposta